contato@redepostinhodesaude.org.br | 21-97477-7667

Este núcleo tem como alicerce a visão holística no tratamento das pacientes, ou seja, seu problema é visto de uma forma mais abrangente. Levamos em consideração que as dores físicas são consequências de questões mais profundas que podem ter como origem o fator mental, emocional e até mesmo espiritual. Para que possamos trata-lo de forma mais precisa, contamos com diversas terapias tais como Terapia Floral, Massoterapia e Reiki. Como nossa equipe é interdisciplinar, nossas pacientes passam por avaliações constantes, usufruindo de uma ou mais especialidades para seu reequilibrio

Na Terapia Floral e Reiki, as mesmas terão seus problemas de origem mental e emocional amenizados pela eficiência da técnica, proporcionando saúde e bem estar ao final de cada sessão.

Na Massoterapia a paciente terá seu corpo físico trabalhado com manobras que auxiliarão em qualquer tipo de dor ou lesão muscular, provocado por estresse ou esforço repetitivo.

RIOFLOR

A RIOFLOR foi fundada em 2004, com a finalidade de congregar e integrar os Terapeutas Florais de nosso estado. Para alcançar este propósito, desde o início,  suas diretorias têm se  empenhado em divulgar a Terapia Floral, através de promoção de palestras, encontros, convênios, cursos de formação e grupos de estudo, além de representar os Terapeutas Florais associados em qualquer instância onde se faça necessário, para o reconhecimento de nossa categoria profissional.

O que é TERAPIA FLORAL?
A Terapia Floral faz parte das Práticas Integrativas e Complementares – PICs. Através do uso de essências florais, atua de forma suave e amorosa, para que se alcance equilíbrio e harmonia integral, possibilita o resgate da integridade, o despertar de virtudes e qualidades latentes, apoiando o ser diante de momentos de conflitos e desafios, facilitando o processo de aprendizado, autoconhecimento e transcendência. A prática da Terapia Floral é desenvolvida por um Terapeuta Floral, que é o profissional formado e qualificado, para acompanhar seu cliente no caminho de crescimento pessoal.
Como surgiu?
A Terapia Floral foi desenvolvida na década de 30, por Edward Bach, médico inglês, que se dedicou ao desenvolvimento de uma forma simples de cuidado terapêutico, visando tratar as verdadeiras causas dos desequilíbrios físicos, mentais, emocionais, psíquicos e espirituais.
O que são Essências Florais?
São preparados naturais, artesanais, que trazem registrados em seu conteúdo a informação dos padrões de diferentes manifestações originárias da natureza. Essas essências atuam entrando em ressonância com os campos de energia e consciência das pessoas, dos demais seres vivos, dos ambientes e ecossistemas, agindo como catalisadores de processos de transformação, despertando talentos, virtudes e potenciais latentes, promovendo a paz, harmonia, equilíbrio, bem-estar, saúde, possibilitando assim, a melhoria da qualidade de vida.
Quando indicar?
As essências podem ser usadas por qualquer pessoa, em qualquer fase da vida, sempre que houver necessidade de apoio, fortalecimento e reequilíbrio, devendo ser, preferencialmente, indicadas por um Terapeuta Floral. Podem ser associadas às outras modalidades terapêuticas, lembrando que as Essências Florais não são medicamentos, não têm impacto direto sobre a bioquímica do corpo, não substituindo, portanto, o acompanhamento médico.
Em 1976 a OMS (Organização Mundial de Saúde) reconheceu a Terapia Floral como parte integrante do grupo de Terapias Complementares e Integrativas da Saúde.
Em 2007, foi sancionada Lei Estadual, 5.471, que permite a utilização da Terapia Floral pela Rede Estadual de Saúde.
Em 2013, foi aprovada Lei Municipal 5317, instituindo a utilização da Terapia Floral nos postos de saúde do Município do Rio de Janeiro.